quinta-feira, 15 de novembro de 2012


SARAVÁ, UMBANDA!
Parcial do Livro CORPOS
Capítulo 11 -  Elasticidade do Ser (caridade e espírito)
JRRobert



-          Hum... nossa família espiritual... em qual dessas “seitas” você se identifica melhor?
-          Com a Umbanda, que vem trabalhando com as manifestações do Divino através das Forças da Natureza, buscando esclarecer a interatividade entre todos os seres viventes no planeta e essas forças, e, o mais interessante, de forma lúdica.
-          Como assim, interagir com essas forças?
-          Lembra que somos seres naturais, compostos organizados energeticamente? Então, essa é a nossa participação intrínseca com as vibrações “mapeadas” dessas energias manifestadas, colocadas como “componentes” da Criação, forças naturais das quais todos fazem parte, pois o Universo sempre será um todo.
-          Ok, não há como segregar energias... mas, como “funciona” esse processo?
-          Qual deles?
-          O de que todos fazem parte das forças da natureza. Como a Umbanda orienta a esse respeito, sem as discriminações que tanto vemos, e que, como você falou antes, acabam por “proteger” essas Casas Espiritistas?
-     É bastante simples:
v  promove às várias expressões da grandeza divina e Suas manifestações. Tudo o que pode ser compreendido pelas diferenças, não pelas divergências sociais e culturais
v  à simplicidade pela qual todos podem entender as imensas possibilidades de aprendizado, que, independentemente à busca religiosa, se traduz em “evolução do espírito”
v  à não comparação, apesar de que sempre foi, e ainda é muito difícil para muitos superar esse “valor”
v  portas abertas a quem quer que seja, mesmo que algum buscador já as tenha fechado à caminhada do próprio espírito
v  à inserção na “eternidade do Ser”, os necessários “ajustes” ante a perfeição divina da qual somos reflexos (filhos); equilíbrios feitos através do entendimento da grandeza das essências que permeiam e sustentam os Universos, seja, as grandezas que orientam os planos da matéria
v  aos cuidados necessários com a morada do espírito, nossos corpos físico, mental, emocional... conjunto que responde pela expressão do espírito de cada um, exclusivamente,  nessa realidade
v  respeito profundo à caminhada de cada irmão; orientação sob a verdade normalmente demonstrada por modelagem comportamental, nunca por imposição
v  fundamentação a tudo que podemos crescer através da “ânsia pela vida”, entre tantas outras...
-          Todos esses conceitos não provocam desequilíbrios por excesso de informação?
-          A interação com as essências naturais “compara” a força da Fé com o medo apregoado, num critério de auto-análise; inevitavelmente coloca o neófito de frente a si na dualidade da existência, seja lá onde for.
-          Então isso tudo é ótimo, pois acabam sendo entendidas as consequências dos desequilíbrios ante essas forças em curtíssimo prazo. Também acabo de confirmar uma velha ideia sobre o verdadeiro sentido da misericórdia, “ação pela qual o Criador nos dá opções de caminhos de acordo com Sua justiça”... e os que ainda titubeiam nessas abençoadas opções?

Sds., Rogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário